As vantagens de instalar energia solar no seu negócio

Entenda como a produção da própria eletricidade beneficia empresas de todos os portes com economia de até 95%

A geração de energia solar pode ser um grande diferencial para empresas de todos os portes. A produção da própria eletricidade é uma forma de reduzir custos, além de alinhar o negócio com boas práticas ambientais. No Brasil esta modalidade tem crescido substancialmente nos últimos anos, seguindo o exemplo de grandes potências mundiais no setor.

Globalmente a produção de energia solar corresponde a apenas por 1,3% da capacidade total instalada. Uma realidade em expansão, pois a expectativa é de que, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração distribuída cresça 125% até o final de 2019. No período entre 2017 e 2018 a ampliação foi de 172%.

A alternativa se mostra extremamente interessante para indústrias e o agronegócio, já que os últimos anos foram de disparada no valor da tarifa de energia elétrica entregue pelas concessionárias. Isso se deve, principalmente, ao encarecimento da produção ocasionado pela estiagem, que obriga o governo a utilizar combustíveis mais caros para suprir a demanda. Com um sistema de energia fotovoltaica, no entanto, as empresas se mantêm protegidas da inflação energética, além de somar à boa reputação junto à sociedade.

A empresa catarinense TopSun, que desde 2017 atua no setor, destaca ainda que com essa tecnologia é possível realizar um monitoramento em tempo real da produção do sistema. Já a aquisição é facilitada com linhas de crédito para financiamentos específicos.

Funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaica

A energia solar é gerada por meio da captação de raios solares por módulos instalados estrategicamente para estarem expostos durante o maior período possível. Este sistema é conectado à rede elétrica e a energia gerada é compartilhada com a concessionária. Quando esta produção excede o consumo do imóvel, ela é devolvida para a rede e é utilizada por outros consumidores, já que o sistema não conta com dispositivos para estocagem. Posteriormente, o excedente volta ao proprietário do sistema em forma de créditos para utilização nos meses seguintes, em momentos que não há geração de energia solar suficiente, como em dias de chuva, ou até mesmo quando não há nenhuma geração, à noite, ou em um imóvel secundário. Desse modo, é possível ter acesso a uma fonte segura, limpa e inesgotável de energia com potencial de suprir até 95% do consumo da empresa.

Redução de custos para empresas de todos os portes

Uma das grandes vantagens dos sistemas de energia solar fotovoltaica está na possibilidade de adaptar os projetos às necessidades específicas de cada negócio. Isso ocorre pois o desenvolvimento é realizado de modo personalizado, com a visita de um especialista que irá identificar a necessidade de geração, potencial de produção na área destinada aos módulos e outros aspectos importantes.

Com a energia solar é possível reduzir até 95% do consumo oriundo da rede, esse alto índice permite que o retorno do investimento ocorra em média entre três e cinco anos. Ou seja, após esse período todo o valor economizado durante a vida útil do sistema, que ultrapassa 25 anos, é considerado como lucro do investimento realizado, valor que pode ser investido em outras áreas da empresa.

Oportunidade que representa uma vantagem comercial frente aos concorrentes, já que nos primeiros anos os recursos que seriam utilizados para pagar a tarifa de energia são destinados para a aquisição do sistema e, posteriormente, podem ser empregados para a melhoria de produtos e otimização de processos.

Marketing alinhado às questões ambientais

Marketing Verde — Foto: Pexels

Marketing Verde — Foto: Pexels

Há ainda outra grande vantagem percebida pelas empresas que realizam o investimento em energia solar, a questão ambiental. Por se tratar de uma energia limpa e renovável o sistema não emite poluentes de efeito estufa para a atmosfera e ainda reduz o consumo da rede distribuidora, proveniente de usinas hidrelétricas. Isto tem um impacto extremamente positivo para o meio ambiente e também para o papel social da empresa. Ações alinhadas à agenda ambiental, como a produção limpa de energia, atraem um público específico, preocupado com a preservação do planeta e que se dispõem, por vezes, até mesmo a desembolsar um valor maior para adquirir um produto caso o fabricante demonstre esta consciência verde.

Procure por uma empresa especializada

A instalação de um sistema de energia solar, de modo geral, não leva mais do que semanas para ocorrer e a manutenção do equipamento não requer grandes investimentos, já que boa parte da limpeza é realizada pela própria chuva. Todavia, para garantir a tranquilidade de todo este processo e da ligação com a rede externa é fundamental a assistência de uma empresa especializada.

Com experiência de mercado em sistemas de diversos portes, a TopSun pode auxiliar sua empresa a encontrar a melhor solução para produção de energia. Faça um orçamento pelo site.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2019/05/21/as-vantagens-de-instalar-energia-solar-no-seu-negocio.ghtml

1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *