Conheça os benefícios de investir em energia solar

Com retorno garantido, tecnologia exige pequenas manutenções e tem vida útil de mais de 25 anos

O aumento da consciência ambiental na população tem gerado mudanças profundas nas formas de consumo de bens e serviços. Esta nova postura se reflete até mesmo em aspectos do cotidiano, como a produção da própria energia elétrica. Neste cenário os sistemas fotovoltaicos conquistam espaço, impulsionados pelo forte potencial brasileiro. O investimento nesse tipo de tecnologia tem retorno em menos de cinco anos e pode atingir vida útil de mais de 25 anos.

Esta preocupação com o meio ambiente rompe barreiras e impacta diretamente a vida das pessoas. No Brasil a iminente crise energética provoca uma mudança de comportamento com o avanço de incentivo para alternativas de energias limpas e renováveis. Aproveitando o potencial do sol para a produção de energia elétrica, os sistemas fotovoltaicos chamam a atenção de quem pensa em investir com sabedoria e consciência ambiental. Neste sistema os painéis instalados em áreas de grande recepção de luz natural, como telhados e jardins, captam os raios solares e transformam em energia elétrica.

Apesar da capacidade ainda pouco explorada, o Brasil é um dos países no mundo com mais incidência de luz solar, o que significa um potencial significativo para que este tipo de tecnologia avance. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o País atingiu a marca histórica de 1,1 gigawatts (GW) em potência instalada. No entanto, apesar de ser um mercado em expansão quem busca esse tipo de alternativa ainda esbarra em dúvidas comuns, como a relação de custo e benefício do investimento.

Ao contrário do que ocorre com o geração térmica, em que é possível utilizar os raios solares apenas para aquecimento da água utilizada no chuveiro e torneiras, os sistemas fotovoltaicos são mais complexos e têm capacidade de suprir em até 95% o consumo em larga e pequena escala. Ou seja, a tecnologia pode atender com alta performance desde projetos residenciais até indústrias e agronegócios. Com retorno garantido o investimento se mostra rentável, já que desde o primeiro mês de operação o proprietário passa a ser beneficiado com redução do consumo de energia fornecido pela concessionária. Esta economia é, por vezes, suficiente para arcar com o investimento inicial no sistema.

Eficiência do sistema fotovoltaico

Com a aquisição de um sistema de confiança, a eficiência do sistema fotovoltaico é assegurada. O desenvolvimento desta tecnologia nos últimos anos permite que apenas pequenas manutenções sejam realizadas, afinal o projeto não conta com motores e partes móveis, e a própria chuva acaba limpando as placas que, para poderem captar os raios solares com eficiência, são colocadas em pontos estratégicos.

Atualmente a maior parte da produção de eletricidade no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas, porém, com a redução das chuvas há o encarecimento desta produção, com a inflação energética, superior em até 40% da inflação normal, e consequente redução no fornecimento para a população.

Instalação de painéis solares — Foto: Pexels

Instalação de painéis solares — Foto: Pexels

Vale a pena investir em um sistema fotovoltaico?

O investimento inicial para a aquisição de um sistema fotovoltaico ainda intimida quem inicia a busca por informações sobre esse tipo de tecnologia. O orçamento varia de acordo com as necessidades e complexidade de cada projeto, do montante de geração e marca dos materiais que serão utilizados. No entanto, é necessário ter em mente que desde a instalação a economia do consumo de energia adquirida da estatal já é reduzido. Ou seja, o valor que antes seria utilizado para pagar a conta de luz pode ser otimizado para a quitação do novo sistema, pois apenas o pagamento da taxa de disponibilidade mínima necessita ser mantido para a concessionária. Outro aspecto importante é que o tempo médio de payback – período entre a compra e o retorno do capital empregado inicialmente – é, normalmente, inferior a cinco anos. A vida útil do sistema, no entanto, ultrapassa os 25 anos, fazendo com que este seja um investimento garantido.

Cuidados ao adquirir um projeto fotovoltaico

Assim como todo investimento, a aquisição de um sistema fotovoltaico, seja para residência, indústria ou agronegócio, precisa estar cercada de alguns cuidados. Antes de tudo é preciso compreender qual a necessidade de produção de energia para aquele projeto. Além disso, é fundamental ter atenção sobre a qualidade dos materiais e componentes utilizados pela empresa contratada, já que isso será fundamental para assegurar a durabilidade e eficiência de todo o sistema, bem como evitar dor de cabeça futuramente com manutenções desnecessárias.

A catarinense TopSun é especialista neste setor, atuando em projetos de pequeno e grande porte, já tendo entregue mais de 400 obras em Santa Catarina, e oferece assistência e garantia de qualidade na tecnologia empregada nos projetos.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2019/05/22/conheca-os-beneficios-de-investir-em-energia-solar.ghtml

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *