Energia solar atrai consumidores com produção limpa e renovável

Com retorno garantido, o investimento proporciona redução no consumo e valorização do imóvel

A produção de energia solar fotovoltaica é a que mais cresce em todo o mundo. Isso ocorre pela facilidade nesse tipo de geração: não necessita uma área extensa, é renovável, limpa, utiliza os raios solares e pode ser produzida em diferentes escalas, desde usinas até em residências. Atualmente a China é a maior produtora de energia solar, correspondendo a aproximadamente 40% de toda a potência instalada mundialmente.

O Brasil, no entanto, conta com uma exposição aos raios solares que chama a atenção do setor. Além de estar em uma localização geograficamente privilegiada, o país de clima tropical experimenta crescimento na geração, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) que acredita que neste ano ocorra um incremento de 44% na capacidade instalada.

São diversas as razões que atraem para o investimento em energia solar. Porém, antes de tomar a decisão pela aquisição desta tecnologia é necessário ter em mente alguns cuidados e se cercar de informações sobre o tema, alerta a TopSun, empresa catarinense de energia solar que há dois anos atua nesta área desenvolvendo projetos de pequeno a grande porte.

Porque investir em energia solar?

No Brasil as usinas hidrelétricas são as responsáveis por produzir quase a totalidade da energia elétrica consumida. Apesar de ser menos danosa ao meio ambiente do que termelétricas e nucleares, o impacto deixado por esse tipo de produção é considerável. Há ainda outro fator importante no modo como a eletricidade é gerada atualmente: a redução no volume das chuvas e, por consequência, dos níveis dos rios encarece diretamente a conta do consumidor. Em períodos de estiagem a bandeira vermelha acrescenta um custo extra de R$ 3 a cada 100 quilowatts.

Nesse cenário a energia solar surge como a melhor alternativa para residências, indústrias e agronegócio, já que é possível realizar a instalação de um sistema fotovoltaico em qualquer imóvel, atendendo até 95% da demanda mensal. O orçamento detalhado levará em conta aspectos como o consumo, espaço para execução do projeto e disponibilidade do investimento. No entanto, a instalação do sistema geralmente não é demorada e o consumo da eletricidade adquirida com a distribuidora é reduzido ainda no primeiro mês.

Instalação de painéis solares — Foto: Pexels

Instalação de painéis solares — Foto: Pexels

A localização do imóvel também não precisa ser uma preocupação para o consumidor, pois dificilmente isto será um impeditivo para a produção de energia. Como o Brasil está posicionado em uma região de grande incidência de luz do sol, mesmo que não seja possível realizar a instalação no direcionamento ideal – apontando para o Norte – ainda assim é viável. Evidentemente neste caso a geração será inferior, bem como o retorno sobre o investimento será mais demorado, mas é possível calcular as perdas e compensar a geração ampliando o número de módulos.

Retorno do investimento

Cada projeto de energia solar tem suas particularidades, sendo assim não é possível afirmar com exatidão qual o tempo exato para o retorno do investimento sem que se tenha acesso a detalhes do projeto. De modo geral, o período para que o sistema compense o valor gasto inicialmente é entre três e cinco anos, mas características como consumo, tamanho do projeto e capacidade de produção do sistema podem reduzir ou aumentar esta fase. A vida útil dos módulos fotovoltaicos, no entanto, é de no mínimo 25 anos, o que garante um longo período para usufruir da tecnologia.

Um dado interessante sobre o retorno do investimento está ligado ao tamanho do projeto. Geralmente os maiores sistemas têm um retorno mais rápido do que aqueles menores – para residências – pois o barateamento da instalação está diretamente ligado à escala. Em contrapartida, caso esse projeto menor produza mais eletricidade do que é consumido pelo imóvel é possível devolver o excedente em forma de crédito para a distribuidora de energia, que ficará disponível por até 60 meses para o próprio endereço gerador ou um secundário indicado pelo proprietário.

Valorização do imóvel

Como ocorre com qualquer investimento a aquisição de bens agrega valor aos imóveis. Uma pesquisa realizada pelo Lawrence Berkeley National Laboratory constatou que residências equipadas com sistemas de energia solar fotovoltaica tiveram aumento no preço de mercado de até 4%. Porém, como a área ocupada pelo imóvel permanece inalterada não ocorre a cobrança de mais impostos.

Manutenção do sistema

A quantidade de energia produzida pelo sistema está ligada à limpeza das placas. Sendo assim, é preciso ter atenção com áreas sombreadas que cubram os módulos. Além disso, é preciso realizar periodicamente a limpeza, utilizando um pano macio umedecido, porém, em alguns casos a própria água da chuva realiza a remoção de pequenas folhas e da poeira acumulada.

Instalação de painéis solares — Foto: Pexels

Instalação de painéis solares — Foto: Pexels

Contrate uma empresa especializada

Não é possível ao consumidor realizar a instalação do sistema de energia fotovoltaica sozinho. Existe uma série de exigências realizadas pela concessionária e que precisam ser cumpridas para que o projeto possa ser ligado à rede de acordo com o que determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como estudo de viabilidade, profissional responsável e, por fim, a vistoria para autorização do uso do sistema.

Ao realizar a aquisição, é importante ainda se certificar da idoneidade da empresa contratada, verificando a reputação, outros projetos que já tenham sido realizados e a garantia sobre o produto.

TopSun conta com larga experiência de mercado, sendo possível realizar o orçamento diretamente no site.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2019/05/22/energia-solar-atrai-consumidores-com-producao-limpa-e-renovavel.ghtml

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *